4 filmes sobre a desigualdade social no Brasil

acritica.com
online@acritica.com
02/05/2023 às 17:57.
Atualizado em 02/05/2023 às 17:57

O cinema é a arte capaz de registrar as diversas formas de viver, de um modo emocionante, trágico ou até mesmo cômico. No caso dos filmes brasileiros, muitos filmes buscaram relatar as desigualdades sociais por meio da ficção, e também do factual, como é o caso dos documentários.

Desde que foi criado em meados de 2003 e 2004, o Bolsa Família acendeu diversos debates sobre a transferência de renda e a desigualdade social presente no Brasil. O cinema nacional não ficou de fora deste debate, e em muitos casos, é possível ver referências aos programas sociais dentro da sétima arte.

“É interessante observar os filmes antes e depois da criação do Bolsa Família. É possível identificar uma realidade que foi se transformando através da popularização dos programas sociais”, disse Leonardo Caprara, especialista em notícias do Bolsa Família no Consulta Pública.

Neste cenário, listamos os 4 principais filmes que abordam a temática de realidade social e inclusão no Brasil. Entre eles, estão produções que abrangem diferentes épocas e mostram transformações no país.

1 - Que Horas Ela Volta? (2015)

Estrelado por Regina Casé, e dirigido por Anna Muylaert, o filme conta a história de Val, uma empregada doméstica que deixou o Nordeste para trabalhar na casa de seus patrões na cidade de São Paulo, com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a sua filha Jéssica (Camila Márdila). A mãe revê a filha depois de muitos anos, quando a menina vai para São Paulo prestar vestibular e é recebida na casa dos patrões de Val. Mas o choque entre as duas realidades fica cada vez mais perceptível nos diálogos entre mãe e filha, e também, nas relações com os donos da casa.

2 - Trash - A Esperança Vem do Lixo (2014)

O filme que conta com participações de Wagner Moura e Selton Mello, narra a história de três garotos que vivem em um lixão no Rio de Janeiro. Gabriel, Rato e Raphael encontram bastante dinheiro entre os despejos do aterro sanitário, e passam a ficar na mira de um policial e de um político corrupto que os perseguem. O longa de produção britânica e brasileira, coloca em cheque diversas desigualdades presentes ao apresentar os protagonistas como quase invisíveis aos olhos da sociedade.

3 - Um Lugar ao Sol (2009)

Documentário lançado em 2009 pelo diretor Gabriel Mascaro, Um Lugar ao Sol retrata a vida de pessoas que vivem em coberturas de grandes cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Através das percepções destes moradores, o filme apresenta um olhar distante da realidade social vivida por diversas pessoas no Brasil dos anos 2000. 

4 - Central do Brasil (1998)

Um dos mais aclamados filmes do cinema nacional, Central do Brasil conta a história de Dora (Fernanda Montenegro). Uma professora aposentada que escreve cartas para analfabetos em uma estação de trem do Rio de Janeiro, em troca de dinheiro. Um dia, ela tem sua história ligada ao garoto Josué (Vinicius Oliveira), com quem passa a conviver em uma viagem até o Nordeste do país, em busca do pai dele. O longa-metragem, com direção de Walter Salles, apresenta um mosaico do Brasil dos anos 90, com a realidade vivida pelas classes D e E nos diversos pontos do país.

Os filmes podem ser assistidos em ordem aleatória ou até mesmo seguindo a data de lançamento.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por