A escolha do escritório de Temer chama atenção, já que durante as investigações da Lava Jato o nome do ex-presidente foi citado nas delações premiadas dos irmãos Batista
(Foto: Agência Brasil)
A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) conta com ninguém menos que o ex-presidente da República Michael Temer como advogado no processo que questiona a venda da Amazonas Energia para a Âmbar Energia, controlada pela J&F Investimentos, empresa dos irmão Joesley e Wesley Batista. A escolha do escritório de Temer chama atenção, já que durante as investigações da Lava Jato o nome do ex-presidente foi citado nas delações premiadas dos irmãos Batista.
(Foto: Reprodução)
Passado - Foi na gestão de Michael Temer que a concessionária de energia do Amazonas foi a leilão, em dezembro de 2018, e passou a ser controlada pelo, à época, consórcio Oliveira Energia e Atem. A Cigás, que participava do atual processo como assistente simples, foi removida a pedido da J&F.Desde então, tem movimentado embargos de declaração na tentativa de retornar à causa, que tramita na Justiça Federal.
(Foto: Reprodução)
Suspeição - A defesa conduzida por Temer chegou a pedir a suspeição da juíza federal da 1ª Vara Cível, Jaíza Fraxe, no processo para reverter a venda da AME, alegando parcialidade por parte da magistrada e solicitou a suspensão das decisões, que foram favoráveis à J&F. O pedido foi negado pela própria Jaiza.
Caminhos para 2025 - Recente encontro do governador Wilson Lima (União) contou com a presença de 16 dos 41 vereadores eleitos em 2024. Nove vereadores não eleitos também foram ao jantar, onde o líder do Executivo estadual reafirmou compromisso com a capital. Wilson não foi à diplomação dos eleitos por estar cumprindo agenda em Brasília.
Pedido - Após pressão nas redes sociais e cobranças aos políticos, integrantes do diretório estadual do PDT pediram ao Ministério Público que investigue o contrato de gestão do Complexo Hospitalar Sul por uma OSS. Quem entregou o documento à PGE, Leda Mara, foi o presidente da sigla Luiz Castro, ex-secretário do atual Governo.
Interesse no caos - O governador, por outro lado, reforçou em entrevista coletiva que não há falta de médicos. Wilson afirma que há pessoas interessadas em ver o caos na unidade hospitalar: “Do dia 1º de dezembro até agora, já foram contratadas 300 pessoas, além daquelas que já estavam atuando”.
Meu Lar - O Governo do Estado entrega hoje 800 títulos definitivos de propriedade pelo programa Amazonas Meu Lar. A medida contemplará famílias de todas as zonas da capital, garantindo segurança jurídica e a valorização dos imóveis registrados.
Meu Lar 2 - Considerado o maior programa habitacional da história do Estado, o Amazonas Meu Lar tem como meta atender 24 mil famílias com soluções de moradia e 33 mil com regularização fundiária, incluindo a entrega de títulos de propriedade.
Mais advogados - O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade (UB), pediu à OAB/AM a instalação de Subseção da Ordem no Sul do Amazonas. Segundo Cidade, o número de advogados que atuam hoje nos municípios de Humaitá, Lábrea, Apuí e Manicoré é de cerca de 100 profissionais.
Intervenção - O assalto a joalheria em shopping de Manaus, no último fim de semana, foi o estopim para o deputado federal Sidney Leite (PSD) pedir intervenção na segurança pública do estado. Leite enviou ofício ao presidente Lula (PT) apontando dados sobre a violência na capital e na amazônica e disse haver necessidade de medidas enérgicas no combate ao crime organizado.