A carta busca fortalecer a promoção da equidade de gênero e foi elaborada a partir de uma análise das práticas atuais do tribunal.
(Foto: Divulgação)
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) publicou “Carta Compromisso para o Incentivo à Participação Institucional Feminina”, com o objetivo de aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança. O documento foi assinado pela presidência e pela corregedoria no final da gestão 2022/2024 para promover a equidade de gênero no tribunal e na sociedade. A carta busca fortalecer a promoção da equidade de gênero e foi elaborada a partir de uma análise das práticas atuais do tribunal.
Compromisso - O documento do TRT alinha as diretrizes da Resolução nº 255/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo a juíza Larissa Carril, coordenadora do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, o TRT-11 já é um exemplo de participação feminina, especialmente no segundo grau, e a carta visa consolidar esse compromisso.
Liderança - A expectativa é que, por meio da carta, o TRT-11 estabeleça metas claras para aumentar a presença feminina em todos os níveis da instituição. A iniciativa também tem como foco a promoção da igualdade de oportunidades e o estímulo à políticas de capacitação para as colaboradoras.
Críticas - Apagado nos debates da Reforma Tributária, o senador Plínio Valério (PSDB) voltou às mídias sociais para criticar o governo do Estado pela mudança no Complexo Hospitalar Sul (Pronto-Socorro 28 de Agosto e Hospital Dona Lindu), que passou a ser administrado pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir).
Sem alarde - Voto contrário à determinação do Partido Liberal e do próprio presidente Jair Bolsonaro na Reforma Tributária, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) evitou alardear sobre o assunto nas redes sociais para não enfrentar a fúria bolsonarista que desaprova o texto articulado pelo governo Lula. O parlamentar foi peça chave na manutenção do benefício para a Atem e articulou pessoalmente com a liderança do PL.
Saúde - O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou para o primeiro semestre de 2025 a entrega das futuras Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de porte 4, nos bairros Parque Mosaico, Lírio do Vale e Compensa, na zona Oeste. David, que visitou as obras, afirmou que elas estão em fase final de acabamento.
Representante - O professor Dr. Dalmir Pacheco, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, foi selecionado para ser um dos cinco embaixadores brasileiros na Brazil Conference at Harvard & MIT 2025. Realizada anualmente desde 2015, o evento é promovido pela comunidade brasileira de estudantes e tem como tema para a próxima edição “Uma Nova Década: Encontro de Gerações de Líderes”.
Direito e território - A mestre em Constitucionalismo e Direitos na Amazônia Luiza Chaves lançou, terça-feira, o livro “Direito ao Território: Regularização Fundiária a partir da Tradicionalidade”. A obra aborda o entendimento da dinâmica entre comunidades tradicionais e o direito ao território, com foco especial na região amazônica.
Habitação - O Governo do Amazonas anunciou mais dois conjuntos habitacionais,
de 96 e 64 apartamentos, na zona sul de Manaus. As obras fazem parte do Prosamin+ e serão erguidas em dois terrenos remanescentes da obra de Ligação Viária Silves a Maués, um trecho do Igarapé do Quarenta que está sendo urbanizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).